quarta-feira, 6 de junho de 2012

Depoimento da mãe Adelle Martins

DICA: Não há duas pessoas com autismo iguais. Isso é porque eles têm suas próprias personalidades e experiências, e porque o autismo afeta as pessoas de maneiras diferentes. Evitemos as comparações, respeitemos as diferenças!

Essa é a maior das verdades.

Me chamo Adelle, sou mãe de uma menina diagnosticada como "asperger" e desde o início tudo foi uma surpresa. Mas como eu sempre quis ser mãe não me importei, antes mesmo de receber o diagnóstico ela já era amada mais que tudo nesse mundo.
Começamos a perceber algo estranho quando a mesma aos 2 anos ainda não falava, a pediatra pediu que fosse levada em uma neuro... e desde então a mesma se encontra em tratamento. O diagnóstico mesmo foi nos dado no ano passado quando a mesma fez 5 anos, mas desde antes ela se encontrava em terapias, com psicóloga, fonaudióloga e psicopedagoga. E temos bons resultados, mas não somente com as terapias... eu me sinto mãe terapeuta, faço tudo o que está ao meu alcance para contribuir com as evoluções de minha filha. Abdiquei de toda uma vida em função da mesma e não me arrependo de nada do que já fiz e ainda faço. Somos pais totalmente presentes, meu marido no início demorou um pouco a cair a ficha, mas quando isso aconteceu ele desde então também faz parte de um todo me ajuda muito, trocamos figurinhas... o mesmo também sempre incentiva Letice, compra jogos, onde irão facilitar e ajudar na coordenação motora dela, baixa aplicativos no ipad que irão incentivá-la de alguma forma ou seja ela nunca está sem fazer nada, tudo tem um propósito. E graças a Deus e aos nossos esforços ela têm nos orgulhado muito. Estuda em escola regular, não precisa de tarefas e ou provas adaptadas, dá conta do recado essa é a verdade. Mas tudo tem o seu limite. E quando noto que a mesma está cansada, mudo o rumo, as tarefas que são para desenhar, fazemos recorte e colagem... quando são muitas atividades escolho as mais importantes e temos férias pela frente nas quais posso colocar em dia tudo o que ficou atrasado. Procuro sempre me atualizar sobre artigos e livros sobre autistas... as terapeutas de letice sempre me orientam quando tenho dúvidas e não sei por onde começar e assim levamos a nossa vida. Me orgulho muito de dizer que a minha filha é autista e ainda assim existem pessoas que não exergam o quão a presença dos pais ajudam no dia a dia, nas evoluções de seus pequenos, abram os olhos, essa é a minha dica ainda dá tempo!

2 comentários:

  1. Parabéns Adelle, por ser uma mãe super dedicada, me orgulho de mães assim.

    ResponderExcluir
  2. Também sou mãe de uma menina, que recentemente foi diagnosticada como Asperger. Minha garota tem 8 anos, é linda, alegre, carinhosa e esperta. Mas, como toda criança asperger, tem grandes dificuldades na interação e comunicação. Para mim foi uma grata surpresa descobrir esse blog, feito por alguem que conhece o autismo tão intimamente, que pode ajudar a nós, pais de crianças autistas, a compreender e lidar melhor com tantas situações novas. Parabéns Nataly, sua iniciativa foi excelente, e já me inscrevi no Congresso da UFRN, eu e meu marido iremos assistir a sua palestra em setembro! Gostaria também de manter contato com outros pais de crianças com autismo, especialmente que morem aqui em Natal, tenho certeza que teremos muitas experiências para trocarmos. Meu email: mdenisel@gmail.com.
    Abraços
    Denise

    ResponderExcluir