domingo, 24 de junho de 2012

Síndrome de Asperger em meninas

Olá queridos amigos,

Encontrei e me indicaram um artigo muito importante em um site estrangeiro, já que as informações sobre a Síndorme de Asperger no nosso país são pouquíssimas, traduzi e coloquei para todos se informarem mais sobre o desenvolvimento desta síndrome em meninas. 

Asperger Syndrome Details   



   Muitas pessoas estão familiarizadas com os sintomas da síndrome de Asperger (AS) em meninos, mas esta doença pode ser muito mais difícil de identificar em meninas. Comportamentos incomuns, interesses intensos e disfunção sensorial pode tudo ser mais sutil em meninas, levando muitos pais e educadores a negligenciar esta síndrome como um diagnóstico possível. No entanto, existem milhares de meninas com diagnóstico de síndrome de Asperger a cada ano. Com a terapia e apoio emocional, muitas meninas com Asperger vivem uma vida feliz e bem sucedida.
 



Os sintomas da síndrome de Asperger em meninas

De acordo com o seu professor Little, um site dedicado a pesquisas e informações sobre a síndrome Asperger, os sintomas de AS pode ser muito diferente em meninas do que nos meninos. Entender esses sintomas podem ajudá-lo a reconhecer
uma criança que precisa de ajuda.
 
Sintomas sociais

Uma menina com Asperger poderá apresentar os seguintes sintomas sociais:
  •      Aparece excessivamente tímida ou evita interagir com os outros ou fazer o primeiro movimento social;
  •      Parece desconfortável durante a conversa e pode lutar com contato visual;
  •      Normalmente, tem apenas um amigo na escola;
  •      Pode desempenhar adequadamente com brinquedos e se envolver em brincadeira ou pode focar objetos organização ou brinquedos;
  •      Muitas vezes, mostra empatia e compaixão, mas pode ser confundida com sinais não-verbais sociais;
  •      Pode ter dificuldade na montagem com os colegas devido a escolhas da roupa e penteado.

Os sintomas de Comunicação

A forma como uma menina como se comunica também podem ser diferentes de seus pares:
  •      Podem ter um vocabulário excepcional;
  •      Tende a imitar em vez de fornecer respostas naturais;
  •      Pode conversar em roteiro previsível "," formas;
  •      Parece lutar com aspectos não-verbais de comunicação, tais como a linguagem corporal e ou tom de voz;
  •      Pode usar inflexão estranha;
  •      Parece ter dificuldade em lidar com inesperados respostas verbais.

Sintomas Comportamentais
Os sintomas comportamentais de Asperger em meninas pode ser muito diferente da dos meninos, devido às diferenças inerentes no processamento emocional:
  •      Menos propenso a atuar fisicamente ou de forma agressiva;
  •      Intenso foco sobre um determinado assunto, muitas vezes envolvendo animais ou da literatura clássica;
  •      Aparece ansioso quando mudanças na rotina;
  •      Práticas rituais que parecem não ter nenhuma função;
  •      Pode brincar com bonecas ou brinquedos muito além da idade normal para estes itens;
  •      Parece ter atrações ou aversões a estímulos sensoriais, tais como texturas, alimentos, sons ou padrões visuais;
  •      Pode se envolver em comportamento auto-estimulador limitada, como agitar as mãos, balançando, girando, ou mudando de pé para pé.

Os sintomas físicos

AS também se manifesta na forma de uma menina carrega-se:
  •      Pode ter dificuldade com coordenação motora fina ou grosseira;
  •      Pode tornar-se facilmente perdidos, mesmo em ambientes familiares;
  •      Tem uma postura ímpar;
  •      Resiste jogos físicos ou esportes.

Pode não ser diagnosticada
 

  Um dos aspectos mais desafiantes de ser uma menina com síndrome de Asperger, carinhosamente chamado de "Aspergirl", pode estar recebendo um diagnóstico. Sem os comportamentos comumente associados com AS, a condição pode permanecer sem diagnóstico, mas isso não significa que é indetectável. As meninas com síndrome de Asperger têm as mesmas dificuldades com o processamento sensorial e navegação sociais como meninos. Além disso, as fêmeas têm foco intenso reveladora sobre um determinado assunto de interesse.
   A dificuldade em obter o diagnóstico correto é que os sintomas da AS são internas, envolvendo diferenças de processamento que se manifestam de forma diferente nas meninas. O processamento emocional é inerentemente diferente em machos e fêmeas. Os meninos com SA podem tendem a apresentar agressividade e frustração, chamando a atenção para um possível problema. As fêmeas, por outro lado, são menos propensas a actuar para fora. Neurotypical pares e adultos, muitas vezes tendem a tratar as mulheres de forma diferente. Na sequência de uma lista de verificação para Asperger não pode sempre trazer a condição à tona porque a mulher não pode demonstrar a diferença interna, ela não se manifesta comportamentalmente.Obter Mais Informações
Embora haja uma grande quantidade de informações sobre os rapazes com AS, pode ser mais desafiador para encontrar recursos que irão ajudar os pais e professores a entender como a condição apresenta-se em meninas. Os seguintes blogs, sites e livros podem fornecer mais informações:

    
Aspergirl: Este blog, escrito por uma mulher com AS, oferece uma perspectiva de dentro.
    
Aspersgirl.com: Este site e blog por uma menina com AS fornece muita informação útil.
    
Asperger e meninas por Tony Atwood, et. ai. é um bom recurso para os pais de meninas com AS.
    
Aspergirls: Empowering mulheres com Síndrome de Asperger por Rudy Simone é escrito por uma mulher com AS e oferece insights sobre o lado feminino desta desordem.
Siga seus instintos de pais
Finalmente, se você é um pai que está preocupado com o desenvolvimento da criança, por qualquer motivo, é importante seguir seus instintos. Para as meninas, como para os meninos, o tratamento precoce e terapia para AS pode melhorar habilidades sociais, comportamento, e, finalmente, felicidade, futuro.

24 comentários:

  1. Nataly, tenho acompanhado seu blog, pq minha filhinha tem suspeita de autismo. No início pensamos em autismo atípico, mas acho Asperger mais provável. Não temos diagnóstico fechado ainda, mas ela já está fazendo as terapias. São escassas as informações sobre asperger em meninas. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nataly, muito bacana sua iniciativa. Estou trabalhando em um projeto que visa desenvolvimento e destaque de pessoas e organizações com o intuito de levá-las a criar soluções para si e para o meio. Com fortes propósitos educacionais, sociais, econômicos e ambientais, um dos destaques é o despreparo da nossa sociedade em administrar tantas situações que poderiam ser simplificadas se tivessem mais respeito, conhecimento, amor ao próximo e procurassem entender que somos todos iguais, apenas temos necessidades diferentes. Uma de nossas lutas é contribuir para que as pessoas se disponham mais a mudar a si ao invés de buscarem rotular e transformar pessoas como se fossem obrigadas a seguir um padrão imposto por alguns e seguido por tantos. Levar pessoas a pensarem e agirem em prol de transformações para si e para o meio, na construção de um futuro melhor. Gostei muito do seu blog. Parabéns! Abraços, Zélia. reeducarecrescer@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho asperger,achei muito interessante e seu blog me ajudou a compreender sintomas que não estavam presentes em outros lugares, porque eram de meninos. Como minha "obsessão" por literatura. Eu tenho 13 anos e descobri a alguns meses.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi nossa! por caso hoje eu escrevi num diário online contando como me sentia diferente e dai comentarão dizendo que tenho sintomas de autismo.. eu decidi pesquisar e não é que é verdade \O
    Mas eu realmente não sei o que fazer agora..

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tenho 18 anos, sexo feminino. Não tenho praticamente nenhum amigo. Me sinto desconfortável em qualquer lugar que eu vá, mesmo no meu trabalho, em um churrasco em família, na escola... Só me interesso pelos estudos... livros... obsessão por chegar a faculdade, e falo nisso a uns 4 anos. Me sinto muito sozinha. Minha irmã diz que tenho tics (nunca percebi isso). Meu irmãozinho de 10 anos tem Síndrome de Asperger. Ele não come qualquer coisa, tem que ser o que ele quer. Eu também não como de tudo, pois tenho relia a tanta coisa, mas sou obrigada a comer pela minha mãe, que me chama de enjoada, enquanto meu irmão tem deficiência, por isso não é enjoado. Não sei o que eu faço! Sua matéria me ajudou muito. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por teres posto isto, foi muito interessante descobrir o lado feminino do Asperger ^^ enquanto ao Anonimo de cima nao tens que sentir sozinha, contacta a dona deste blog :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por ter traduzido o texto que nos ajuda a desenvolver um trabalho voltado para a pespectiva de um diagnostico acertivo.
    Um abraço. Luci Fátima

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto, estava pesquisando o assunto porque tenho uma aluna que apresenta as características da síndrome! Obrigada

    ResponderExcluir
  9. foi ao perceber muitos desses sintomas que eu percebi que sou autista (Síndrome de Asperger)apesar de o meu cérebro funcionar de forma considerada normal eu apercebi-me bem cedo na minha vida que eu não era uma menina como as demais e parece praga mas a maioria dos sintomas acima citados eu tenho-os quase todos

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, encontrei este texto ao tentar "brinquedos para meninas autistas"... descobri que a minha filha que embora tenha sido descoberto o síndrome charge, foi agora diagnosticada com o síndrome de asperger... é verdade já não bastava um agora são dois. obrigada pelo artigo invocando as meninas.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda tenho dúvidas, se alguns comportamentos meus são de autismo ou não... sei que sou diferente das outras pessoas... sei que tenho dificuldades em experimentar alimentos novos, sempre tive... de uns tempos para cá, notei que conseguia me concentrar melhor se não olhasse para o rosto da pessoa... não consigo fazer parte das panelinhas...

    ResponderExcluir
  12. ótimo artigo para publicar no blog, eu tenho 19 anos e sou autista, portador da Síndrome de Asperger e vejo que esse blog tira muitas dúvidas, principalmente quando se trata de meninas com Asperger.

    ResponderExcluir
  13. Olá Nataly
    não suporto mais sofrer sem saber o motivo. Pode dizer quem foi o(a) profissional que te deu o diagnóstico, ou pelo menos em que cidade ele(a) mora? Aguardo, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Entra em contato comigo pelo email: nataly.pessoa@gmail.com
      fique bem e espero o seu retorno, abraços.

      Excluir
    2. Olá Nataly! Quando eu era mais jovem, eu procurava descobrir qual problema eu tinha pois era diferente das pessoas que eu conhecia, então eu procurava em livros, " esquizofrenia ", " histeria ", " TOC "...mas eu não tinha nenhuma das características deles ( exceto o TOC que eu tinha um pouco ). Agora eu penso que sou Aspie, pois tenho muitas características, e descobri que não sou a única pessoa que se sente diferente no mundo. Gostei muito do seu blog!

      Excluir
  14. Oi, eu também tenho Síndrome de Asperger e fui diagnosticada há pouco tempo, por uma psicóloga do Posto de Saúde da minha cidade. Eu procurei ajuda por ter tido um grave problema no trabalho, (e que sempre se repete de acordo com as circunstâncias). Meus sintomas são severos, são óbvios e já prejudicaram até mesmo minha relação com a família, pessoas leigas que achavam que meu comportamento era "falta de uma boa cacetada".
    Tenho quase trinta anos, e digo que minha vida sempre foi e ainda é sofrível, pois eu nunca tive sequer um amigo, sempre fui mal interpretada e sempre achei a sociedade complicada e exigente demais de modo geral.
    Era como se eu fosse um quadrado tentando entrar em um círculo.
    Eu só consigo lembrar o alívio que eu senti quando de repente surgiu uma explicação científica que englobava todos os meus problemas - sinais que inicialmente pareciam indicar algo pior.
    Obrigada pelo artigo.

    ResponderExcluir
  15. Olá, meu nome é Thalita e apresento os sintomas e estou perdida. Poderia entrar em contato comigo ?

    tlt.barros@hotmail.com

    gtt,

    ResponderExcluir
  16. Olá, parabéns pelo blog e por ajudar muita gente.
    Tenho 40 anos. Sou mãe de 3 meninas (17, 16 e 5 anos) e 1 menino (8 anos) esse com diagnostico visual, autista. Claro que notei que ele era diferente. Conheço os diferentes pois sou professora de Ciências Naturais, Química, Fisica, Biologia e Matemática, sou formada nessas áreas. Meu mundo parou, pesquisei muito e descobri em minhas pesquisas que ele é aspie. E durante as pesquisas me descobri aspie, pois sempre fui a diferente da sala de aula. A diferente em qualquer situação. Possuo apenas uma colega de infância, nunca tive interesse em brinquedos comuns às meninas ou mesmo à idade, sempre gostei de jogos quebra cabeça. Em época de entrevista para emprego, eu ficava em frente ao espelho "treinando", ou assistia a filmes de como se comportar em público. Nunca tive dificuldade com as ciências exatas. Não sou antipática, mas possuo dificuldade em sorrir, às vezes as pessoas contam piadas e não vejo graça. Faço infundadas coleções de objetos.
    Gostaria de saber se há como diagnosticar Síndrome de Asperger em adulto.
    email: estefaniamendonca@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estefânia, obrigada por gostar do blog.

      Bom, eu sou aspie e fui diagnosticada aos 25 anos, ao contrário de você tem mais habilidades na área de humanas, sou estudante de Direito. Portanto, é possível o diagnóstico em adultos sim, abraços.

      Excluir
  17. E aí, Nataly? Tudo belê?
    Gostei do blog, ele me descreve bastante
    Sou uma mulher de 22 anos e vou contar minha historia(ou pelomenos boa parte dela)
    Quando nasci demorei chorar, comecei a andar com 1 ano e 2 meses, e a falar com 4 anos, com isso eu fui diagnosticada com Atraso Cognetivo.
    Na escola eu era muito tímida, raramente fazia trabalho em grupo, quando não estava sosinha, estava com no máximo 2 amigos, e eu tinha dificuldade em algumas matérias, os professores explicavam os conteudos, e perguntavam se eu entendia, eu tinha vergonha de dizer que não, por isso dizia que sim, e acabava ficando em recuperação kkkkk
    Mas já tenho o ensino médio completo.
    Gosto muito de assistir desenhos, coleciono bonecas(as vezes brinco com elas) e me sinto mais a vontade com crianças e animais do que com gente da minha idade.
    Quando estou contente eu gosto de cantar, mas dependendo da situação eu posso ficar confusa, um tanto quanto desorientada.
    Quando me apaixono eu fico muito tímida, mas quando namoro levo a coisa bem a sério, meu modo de expressar pode ser confundido com atitudes obcessivas, preciso aprender a me expressar de forma mais adequada.
    Não consigo ficar mais de 3 dias sem internet, faz parte da minha rotina, para comer sou meio enjoadinha...
    Uma vez que eu assisti um filme sobre autismo, comecei a pesquisar sobre isso, depois de um bom tempo de pesquisa eu comecei a desconfiar de Síndrome de Asperger, o que foi confirmado a um tempo atraz quando fui consultar com o neurologista

    ResponderExcluir
  18. Os sintomas me descrevem, sempre tive dificuldades sociais sempre isolada sozinha e sofrendo por não ter amigos, me dizem que faço umas expressões faciais estranhas quando estou distraída, os coleguinhas de escola me chamavam de monga e batiam em mim na saída da escola por eu ser diferente e ter expressões faciais involuntarias quando estou distraída que lembram braveza, minha letra e feia mas bem legível, me esforço ao máximo para fazer amizade com as pessoas e elas acham que tenho interesse romantico tanto homens como mulheres isso e muito humilhante só queria amigos, não sou sapatona desde os 7 anos sempre quiz saber qual o segredo para conseguir amigos, via meus coleguinhas cheios de amiguinhos e me perguntava: como eles conseguem ? Tenho grandes habilidades para desenhar desde pequena, faço desenhos que muitas vezes só desenhista profissional consegue fazer nunca fiz curso. Nunca brincava com bonecas casinha etc.. só massinha e geleinha do tipo amoeba, e desenhava, pois era brincadeiras que não precisam de outras crianças. Meu jeito de andar e um pouco diferente. Quando tiro foto saio normal, ninguem percebe nada mas quando me conhecem pessoalmente as pessoas veem que sou diferente um pouquinho esquisita.

    ResponderExcluir
  19. Ah tenho 25 anos e faço faculdade de veterinaria amo os bichos e odeio quem maltrata eles.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelas dicas sobre asperge feminino.

    ResponderExcluir